Prefeitura Municipal de Cumaru
Portal da Transparência Municipal
O que é o Portal da Transparência

Controle social, cidadania e transparência fiscal. Esses são três princípios deferidos pelo Governo Municipal de Cumaru, colocados em prática ao implantar mais uma iniciativa na gestão pública da cidade. O Portal da Transparência. Ao acessa- lo livremente, sem a necessidade de senha, o cidadão poderá acompanhar a destinação de todo e qualquer recurso financeiro proveniente dos cofres públicos. Exercendo seu direito à informação, a população pode fiscalizar como o dinheiro público está sendo utilizado e conseqüentemente ajudar a controlar os gastos do governo. Informações como o orçamento municipal detalhado e sua execução, a folha de pagamento, editais de licitações, gastos específicos por cada secretaria estarão acessíveis facilmente, em alguns cliques. O Portal terá ainda informações sobre obras em execução, convênios firmados com o governo federal e estadual, social saúde e educação. Estamos trabalhando para disponibilizar em breve o modulo de ouvidoria web que terá como objetivo de estreitar a relação da sociedade com a administração municipal onde o cidadão poderá, através de um formulário eletrônico registrar dúvidas, elogios e criticas lembrando que todas as questões serão devidamente respondidas em poucos dias.

O Governo de Cumaru manterá o conteúdo do Portal da Transparência atualizado, com informações da administração relacionadas às contas públicas, de interesse da população. A transparência Fiscal é compreendida pela administração de Cumaru como instrumento de cidadania, em que a população pode e deve controlar as ações da administração local.

Utilizar a tecnologia a serviço da população, democratizando o acesso aos dados, serviços e ás informações do Município é uma prática adotada pela nossa administração. Seja bem-vindo ao Portal da Transparência, um instrumento que coloca as contas públicas do nosso Município nas mãos do cidadão.